quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Experiências no Centro do Cávado


Experimento … logo aprendo!
A Turma B do 2º ano de escolaridade, do Centro Escolar do Cávado, mais uma vez foi para a sala das Ciências realizar algumas experiências. Todos adoraram usar os materiais disponíveis e mexer para aprender novos conteúdos. Nestas sessões os conteúdos foram os órgãos dois sentidos. Foi a sentir e experimentando, eles próprios, os materiais e realizando simples experiências que conseguiram chegar a algumas conclusões.
Usamos o sentido do tato e com as mãos sentimos alguns materiais, e de venda no rosto tentamos descobrir o que as nossas mãos encontravam.
Tentamos realizar atividades e experiências em que todos os sentidos fossem necessariamente utilizados, então, de seguida, através da audição, tentámos identificar o copo que produziu um som através do toque uma colher.
Depois usamos o paladar e descobrimos tudo o que estávamos a saborear, foi divertido descobrir e sentir os diferentes sabores, nem todos muito agradáveis.
Agora veio o alfato, cheiramos e percebemos que mesmo com os olhos vendados, utilizando o olfato conseguimos identificar muitos materiais, nomeadamente frutos e outros alimentos com odores acentuados.
Por último usamos a visão para misturar tintas e descobrir novas cores. Juntamos amarelo e azul e obtivemos verde, vermelho e amarelo, deu laranja e vermelho e azul deu roxo. Os alunos perceberam que com base em 3 cores podemos obter outras cores e assim enriquecer os nossos trabalhos.
Estas simples experiências permitiram aos alunos do 2.º ano sistematizar conteúdos desenvolvidos na sala de aula, e em simultâneo dar pistas ao docente sobre a sua compreensão. Estas atividades ajudaram os alunos a compreender melhor os conceitos teóricos, pois experimentaram e verificaram a utilidade desses conceitos
Nós sentimo-nos uns verdadeiros cientistas!



                      


  
Alunos e docente da turma 2.º B (Centro Escolar do Cávado)

Sem comentários:

Enviar um comentário