sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Experiências do 2.º ano no CEDA


O ensino experimental das ciências tem continuado no CEDA. Desta vez os alunos das turmas do 2º ano, no dia 28 de novembro, realizaram as seguintes experiências: ”A água que bebemos ”e “Dissolve ou não dissolve”.

Na primeira experiência os alunos puderam comparar a água com outras bebidas tais como o leite achocolatado e o sumo. Ficaram a saber que a água é incolor porque não tem cor, é inodora porque não tem cheiro e é insípida porque não tem sabor. Fizeram os seus registos e ainda observaram a água (potável) com água do charco (água não potável).   
Na segunda experiência, verificaram o comportamento de vários solutos na água. Exploraram assim, a solubilidade do açúcar, do sal, azeite e arroz.
Depois de observarem bem, os alunos manifestaram e registaram as suas opiniões.          
Compararam os resultados com as suas previsões inicias. O soluto que suscitou mais duvidas foi o azeite, uma vez que a maior parte dos alunos pensava que o azeite se dissolvia na água. Alguns ficaram muito admirados ao verem o azeite por cima da água. Relativamente aos outros solutos, quase todos acertaram nas suas previsões.

Os alunos colaboraram sempre muito empenhados e curiosos.

Sem comentários:

Enviar um comentário