domingo, 28 de outubro de 2012

Alunos do 4.º ano do CEDA


O que os alunos das 4 turmas do 4.º ano do CEDA aprenderam com a 1.ª experiência sobre o tema: os ossos.

O esqueleto é composto por vários tecidos, entre eles o tecido ósseo, cuja dureza é notada devido à existência de sais minerais muito importantes, entre eles os de cálcio, magnésio e fósforo.
Estes sais minerais estão presentes, não só nos ossos mas também noutras estruturas como as unhas ou os dentes, e são obtidos através da ingestão de alimentos como os lacticínios (leite, iogurtes, queijo, natas e manteiga), ovos, peixe, vegetais (frutas e legumes).
Os sais de cálcio, carbonato de cálcio ou fosfato de cálcio quando estão em presença de substâncias ácidas sofrem desgaste, são corroídos e desaparecem.
Através do projeto das ciências experimentais realizámos a experiência: “Porque é que os ossos são duros e resistentes?”
Resumindo, colocamos ossos crus de galinha em frascos com vinagre e deixamos estar durante 7 dias para vermos os primeiros resultados.
Passados os 7 dias, que grandes surpresas tivemos!
Explicação dos factos observados:
Os ossos têm uma substância designada de carbonato de cálcio que os tornam duros. O vinagre reage com o carbonato de cálcio, formando gás (dióxido de carbono) e os resíduos de cálcio ficam à superfície do vinagre.
Com esta experiência aprendemos que substâncias ácidas gastam os ossos/esqueletos e por isso temos de ter cuidado com a nossa alimentação para que os nossos ossos sejam fortes, resistentes e com muitas reservas de cálcio para que mais tarde não venham a partir com facilidade e para as pessoas não ficarem com osteoporose.



Sem comentários:

Enviar um comentário