quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

O que faz mal às plantas?

Os alunos do 3.º ano da EB1/JI de Guilhofrei realizaram esta semana a experiências "O que faz mal às plantas?". Assim, escolheram as plantas e fizeram a experiência regando 1 vaso com água, outro vaso com água e detergente, 1 vaso com água e vinagre e por fim, o último vaso com água e sal.
Agora, resta esperar alguns dias, observando atentamente o que acontece às nossas plantas.
Os alunos realizaram as suas previsões e esperam atentamente para verificar se estavam certas.
 

 

domingo, 24 de fevereiro de 2013

Experiência 8 no 3.º ano


8.ª Experiência: “O que acontece às plantas numa estufa”

- Identificar o comportamento das plantas dentro de uma estufa.

O grupo do 3.º ano, do Centro Escolar Domingos de Abreu, realizou hoje a 8.º experiência com, "Plantação de plantas dentro e fora da estufa". O objetivo foi: Conhecer distintas formas de crescimento das plantas;

- Descrever formas de sobrevivência das plantas;

- Identificar fatores essenciais para a sobrevivência das plantas;

- Fazer previsões e comparar os resultados com as previsões.


Adquiriu-se 1 vaso grande retangular, onde foi plantado “cebolinho” e colocadas sementes de outras plantas. Metade da plantação e da sementeira, ficou ao ar, descoberto. Para a outra metade, construiu-se uma estrutura, a partir de um garrafão de plástico, e colocou-se em cima das plantas e das sementes, após terem sido regadas, fazendo o efeito de estufa.


Fizeram-se previsões. De uma forma geral, todos concordam que as plantas em ambas as situações de vão desenvolver e as sementeiras vão nascer. Não se sabe é, quais as que se vão desenvolver melhor e nascer mais rápido.


Ao longo de duas semanas, o vaso será regado dia sim, dia não e serão feitos os registos dos resultados que se forem verificando.

 
CE Domingos de Abreu, 18 de fevereiro de 2013

Turmas do 3.º (A, B, C)


terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Experiências no 2.º ano

Os alunos do 2.º ano da EB1/JI de Guilhofrei realizaram algumas experiências para demonstrar que o ar existe, tem peso e o ar quente é mais leve que o ar frio.
Os alunos adoram estas sessões práticas, revelando uma maior assimilação dos conteúdos e uso do vocabulário correto, de acordo com o tema em estudo.

Os alunos realizaram várias experiências, nomeadamente com balões e fontes de calor, para verificar que o ar ocupa espaço, tem "peso" e o ar quente é mais leve que o ar frio.

Experiências no 3.º ano


7.ª Experiência: “O que faz mal às plantas”

 - Identificar o comportamento das plantas perante diferentes agentes.

 O grupo do 3.º ano, do Centro Escolar Domingos de Abreu, realizou hoje a 7.º experiência com, "Quatro plantas iguais". O objetivo foi verificar o comportamento das mesmas perante diferentes agentes de tratamento.

Adquiriram-se 4 vasos iguais, com as respetivas plantas em igual fase de desenvolvimento. Amores

A partir dessa observação procedeu-se à rega das mesmas. Uma com água simples, outra com água salgada, outra com água e vinagre e por último, com água e detergente.

Fizeram-se previsões. Uns disseram que as plantas regadas com água e com água e sal, sobreviviam e teriam um desenvolvimento normal. Outros acharam que, só mesmo a que fosse regada com água e detergente é que morreria. Um dos alunos disse que, mesmo essa se desenvolveriam, pois a sua máquina de roupa em casa, faz a descarga da água para o quintal, sobre as plantas e elas crescem normalmente.

Ao longo da semana, serão feitos os registos dos resultados que se forem verificando.
 
CE Domingos de Abreu, 04 de fevereiro de 2013
Turmas do 3.º  (A – B – C)