quinta-feira, 18 de abril de 2013

Experiência com alunos do 3.º ano


10.ª Experiência: “Todo os materiais deixam passar a luz”

 

- Verificar através da observação, com uso dos materiais sugeridos:

- Afia colorida;

- Folha colorida;

- Folha de cartão;

- Pedaço de tecido;

- Tábua;

- Vidro;

- Em outros materiais, usamos a cortina da sala.

 

O grupo do 3.º ano, do Centro Escolar Domingos de Abreu, realizou hoje a 10.º experiência para observar se, "todos os materiais deixam passar luz". O objetivo foi: Conhecer diversos tipos de materiais com caraterísticas diferentes. Fazer previsões e comparar com os resultados.

 

Preparou-se o material. Colocamos junto à janela da sala de aulas, a afia colorida e fomos colocando em frente dela, cada um dos materiais acima referidos e fomos tomando nota daquilo que se ia verificando com a presença de algo que nos tirava ou não, total ou parcialmente a visibilidade.

Assim, chegou-se à conclusão de que existem três tipos de materiais, os transparentes, que deixam passar a luz, permitindo uma visibilidade nítida; os translúcidos, que deixam entrar alguma luz, permitindo uma visibilidade pouco nítida e os opacos, que não deixam passar nenhuma luz, tirando-nos totalmente a visibilidade.  

 

Fizeram-se as habituais previsões. As turmas foram unânimes. Nem todos os materiais deixam passar a luz. Estas, foram ao encontro do resultado observado.

 

CE Domingos de Abreu, 11 de abril de 2013

 
Turmas do 3.º  A – B - C

Sem comentários:

Enviar um comentário